Com los Recuerdos al hombro

FIQUE RICO SEM SAIR DE CASA

23 de nov. de 2010

Amaro Junior

Minha Querida Escola, já sei ler e escrever, contigo aprendi que a vida não é nada sem você...
Eu na foto escolar em 1998
Quando me lembro da minha infância, é claro, não posso esquecer dessa escola, que marcou demais a minha curta vida. 
O nome da escola é Dr. Manoel Amaro Jr. Foi fundada em 1962. Amaro Jr foi o fundador patrono da escola. A escola fica ali na Vila Kennedy entre as Ruas XV de Novembro, 27 de Janeiro e Gustavo Guimarães. 
Na época em que eu estudava ela ia apenas até a 5ª série do ensino fundamental. Era uma escola bem pequena, com poucas salas de aula. Hoje é uma escola bem maior, bem mais ampla.
Estudei nela do 1º ao 5º ano. Depois saí, pois não tinha sexta série. Cada vez que eu passo em frente dela, momentos lindos retornam a minha mente. Coisas do passado retornam, as vezes com tanta nitidez, que parece que acontecem hoje. 
Tão nitidamente que aquela estrofe que dá inicio a este post é de uma música que eu aprendi lá na 3ª série. Nunca mais esqueci. Por muitos anos eu enganei o Leandro e o Renatinho dizendo que era eu quem compunha a famosa música, até que um dia  eles descobriram que eu aprendi na escola.
Minha vida escolar foi um pouco distinta das outras pessoas. Até hoje nunca entendi certas coisas. Por exemplo, quando eu comecei a estudar eu tinha já nove anos de idade. Muito tarde se formos comparar que as crianças começam com seis. Estudei nesse colégio entre 94 e 98. Nunca repeti uma série. Nem nesse colégio, nem em qualquer outro. Só por aí dava para se tirar uma ideia. Eu era o maior da turma, todos tinham medo de mim, embora nunca fizesse mal a uma mosca.
Da primeira série, duas coisas ficaram para sempre na minha mente. Primeiro, o famoso e já nostálgico mimeógrafo. O cheiro que ele produzia era tão particular que até hoje fico maravilhado quando vejo um. Coisas lindas eram aqueles desenhos feitos em papel ofício através de uma matriz. E o prazer que dava de pintar aquilo depois. Isso é nostálgico, é maravilhoso.
Segundo era a Professora Leonice. Tive várias e ótimas professoras, mas nenhuma me marcou tanto quanto essa. Não sei se porque era primeira série e tudo era novidade ou porque realmente aquela professora tinha algo de especial. Não sei. Mas eu me recordo de um caderno que ela me deu de presente uma vez. Um caderno bem simples, mas que com seu trabalho de arte virou o melhor caderno do mundo. Imagina, eu era criança. Aquele caderno todo desenhado, forrado e pintado, com vários desenhos de bichinhos deixou-me maravilhado vários dias e me fez sentir uma pessoa importante, pois havia alguém que se importava comigo.
Havia tantas outras pessoas naquela escola, essa que para mim, até os dias atuais é a mais especial. Posso citar, por exemplo, a tia da merenda, que sempre enchia o prato para mim, e causava ciumeiras entre os demais. Havia também o guardinha da escola, que certa vez foi me buscar em casa pois eu não ia a aula já havia alguns dias. Enfim, tantas coisas, que se não tivessem acontecido, talvez eu não estivesse aqui, escrevendo estas palavras, que são palavras de agradecimento.
O Amaro Jr. vai sempre ficar na minha lembrança. Lembrar-me-ei sempre das professoras Dulce, Berenice, Júlia, da Maria Dilu e claro da Aldiria, a famosa da 5ª série. Todos tinham medo dela. Eu me lembro que quando eu estava na 4ª série, o Rafa sempre me dizia que na quinta eu ia sofrer. Que nada, a quinta veio e eu passei na maior tranquilidade.
Fico recordando vários colegas de várias séries, que nem me lembro mais, mas com certeza marcaram minha vida, tais como a Davina, a Daiane (uma vez fui para secretaria por sua culpa), o Luis, o Paulo Henrique, o Claudinei, o Eliberto, o Jorge, o Davi,  o Amaro e claro todos os meus primos, o Pio, o Cris, o Rafa, a Adriana, o Gabriane, etc. A todos quero externar meus agradecimentos e dizer que como eu sinto saudades daqueles tempos em que éramos crianças e tudo podia acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário